ARTIGOS

As funções dos vegetais

28 de fevereiro de 2016

partes das plantas

Cada parte de um vegetal tem uma função, as flores formam os frutos que protegem as sementes que são as responsáveis pela propagação da espécie.

As folhas são responsáveis pela respiração e transpiração da planta e, o caule suporta ramos, folhas, flores e frutos, transporta água e sais minerais para as folhas e distribui o alimento por todas as partes da planta.

As raízes sustentam a planta, absorvem e retiram água e sais minerais do solo para nutrir a planta.

Na Medicina Chinesa, para uma prática alimentar saudável, além das cores, sabores, naturezas e formas, tais funções são devidamente consideradas na montagem do prato na hora da refeição.

As FLORES (brócolis, couve flor, alcachofra, alcaparras, etc), mantem a função de nutrição do nosso organismo, distribuindo os nutrientes extraídos dos alimentos e bebidas ingeridos para todo nosso corpo através da ativação da circulação do Qi (energia) e Xue (sangue).

As FOLHAS e os CAULES nos refrescam internamente, através da função de dispersão do calor e, as RAÍZES (mandioca, batata doce, cenoura, rabanete, nabo, cará, inhame), SEMENTES (gergelim, feijões, castanhas, etc) E FRUTOS (frutas e legumes como abobrinha, berinjela, chuchu, pepino, pimentão, etc), fortalecem nosso sistema imunológico, auxiliam na produção do sangue e hormônios (para propagação da espécie), tudo isso devido sua função tônica.

Por isso, faça seu prato bem diversificado nas cores, sabores e formatos dos alimentos, seu corpo agradece a sua disposição com certeza será outra.