ARTIGOS

Cereais Integrais: uma mistura de longevidade

27 de abril de 2015

pao-integral-o-valor-da-fibra

A receita do Pão Integral na sessão de “DICAS”  tem  a especial função de tonificar nossos rins e nosso baço, uma vez que sementes de girassol, linhaça, gergelim preto e branco e grãos integrais como trigo e aveia são alimentos tônicos, ou seja, melhoram nossa imunidade e favorecem a longevidade.

Na Medicina chinesa o rim tem como principal responsabilidade, armazenar nossa “essência”, expressando seu bom funcionamento através da qualidade estrutural e as respectivas funções dos ossos e medula, também controlam os esfíncteres, nossos ouvidos e cabelos.

De maneira sucinta, quando temos dores nos joelhos e calcâneos, quando levantamos várias vezes a noite para urinar ou até quando nossos cabelos estão sem vida, energeticamente os rins devem ser “tonificados” para a melhora de tais disfunções.

Quanto ao baço, sua responsabilidade é extrair, transformar e transportar a essência e energia dos alimentos e líquidos por nós ingeridos, a fim de garantir a produção de energia e sangue suficientes em quantidade e qualidade para o bom funcionamento de nosso organismo.

O baço em boas condições, garante uma boa digestão, facilita o controle do peso, evita distensão abdominal e sonolência após as refeições entre outras disfunções.

Na Medicina Chinesa o ser humano deve ser visto com um ser íntegro e não simplesmente sintomas isolados, assim também os alimentos devem estar contidos em preparações variadas e coloridas contendo todas as cores, sabores e naturezas, para assim “tratar” os cinco zang (rins, baço, fígado, coração e pulmão) e os seis  fu (bexiga, estômago, vesícula biliar, intestino delgado, intestino grosso e San Jiao ), mantendo-nos energeticamente equilibrados e saudáveis.