ARTIGOS

Lentilha com ricota caseira e abobrinha com alecrim

6 de fevereiro de 2015

lentilha

Ingredientes:

– 1 litro de leite;

– 50 ml de vinagre de maçã;

– 1 xícara de lentilhas  (cozidas “al dente”);

– 1 abobrinha italiana em fatias grossas;

– Azeite de oliva, sal, folhas de louro e alecrim a gosto;

Preparo:

Leve o leite ao fogo e quando levantar fervura acrescente o vinagre, mexa por 30 segundos e desligue o fogo. Você vai perceber que o leite “talha” e a massa branca separa-se do soro do leite. Deixe descansar por 5 minutos, escorra o soro utilizando uma peneira fina e passe a massa branca rapidamente por água corrente. Reserve

Coloque a lentilha em uma panela, acrescente água suficiente para cobri-la e durante o cozimento acrescente mais água se necessário. Não coloque na panela de pressão, pois os grãos devem ficar “al dente” então, vá experimentando a cada 3 a 5 minutos sem deixá-los amolecidos demais.

Desligue o fogo, escorra a água e coloque a lentilha em uma panela, acrescente a massa da ricota, misture os dois e tempere com uma pitada de sal e folhas de louro. Acerte o tempero, desligue e reserve.

Coloque um fio de azeite em uma frigideira grande, espalhe as rodelas de abobrinha uma ao lado da outra e deixe-as no fogo por 2 a 3 minutos ou até mudar de cor. Vire-as, acrescente os alecrim e deixe-as por mais 2 minutos ou até ficarem macias mas também “al dente”. Desligue o fogo, monte o prato e sirva em seguida.