ARTIGOS

Sua glicemia está alta?

17 de janeiro de 2015

7bf01-comer-a-cada-3-h

Você anda tomando muito suco de laranja natural?

Fica sem comer nada entre o café da manhã e o almoço?

Ah!!!! Almoça tarde, come bastante, fica a tarde toda sem comer nada e no jantar só petisca ou come um lanche?

Pois bem, esses são alguns dos fatores que contribuim para alterar a GLICEMIA, que é a quantidade de “açúcar no sangue” proveniente da digestão de todos os alimentos que ingerimos em nossa dieta.

Muitas pessoas acreditam que somente os doces e os carboidratos (pães, massas e cereais) são tranformados em açúcar. Isso não é verdade, pois “todos” os alimentos naturais ou industrializados, refinados ou integrais, proteínas ou gorduras, quando digeridos fornecem calorias e essas calorias podem ser requisitadas para serem utilizadas em forma de açúcar.

Dentro de nosso organismo, cada alimento tem um tempo diferente para ser digerido e transformado em açúcar. Alguns, como é o caso do suco natural de laranja e principalmente o suco integral de uva, são imediatamente transformados em açúcar após sua ingestão, causando  o aumento da glicemia sanguínea.

Outros por sua vez, conforme a quantidade proteínas, gorduras e fibras vegetais (frutas in natura, vegetais e alimentos integrais)  demoram mais e, essa demora facilita o trabalho do pâncreas, dando a ele o tempo necessário para a fabricação da quantidade necessária de insulina à demanda de cada refeição.

Além da qualidade dos alimentos que ingerimos interferir no trabalho pancreático de fabricação de insulina, a “quantidade” e o “padrão de horários” também contribuem muito para o controle glicêmico.

Por isso prefira “comer” a fruta “in natura” ao invés de beber um suco, mesmo sendo natural.

Coma fruta, iogurte ou castanhas entre as refeições; evite comer carboidratos (pães e bolachas) sozinhos, pois mesmo os integrais sem pelo menos uma fruta junto, podem causar o aumento da glicemia sanguínea e, comendo algo entre as refeições, a fome do almoço e do jantar será mais moderada e você  conseguirá comer menor quantidade, sem passar fome.

Fazendo isso, você com certeza conseguirá controlar a glicemia e ainda irá perder alguns quilinhos na balança !!!