ARTIGOS

Você tem anemia?

7 de junho de 2018

Ao contrário do que a maioria das pessoas acreditam, o chuchu e a cenoura tem praticamente a mesma quantidade de ferro que a beterraba

e…. olhe quais vegetais tem o dobro de ferro do que a beterraba

O ferro de origem vegetal (ferro não heme), precisa da ajuda da vitamina C para ser melhor aproveitado (absorvido) e mesmo assim sua absorção é em torno de 2 a 15%,  enquanto que o ferro de origem animal (ferro heme), sabe “o caminho a ser seguido sozinho”, ou seja sua absorção é maior, chegando a 30%.

As maiores fonte do ferro heme é o figado bovino,  de aves e as carnes vermelhas, em seguidas as demais carnes e os ovos.  Dos vegetais, os feijões são a maior fonte, depois vem as folhas verde escuras e na sequência os vegetais citados acima. A beterraba “é famosa” muito mais por sua cor lembrar o sangue, do que pela quantidade e biodisponibilidade do ferro nela contido.

Outra observação a ser feita é que, da mesma forma que a vitamina C das frutas cítricas aumentam a absorção do ferro não heme,  existem alimentos que “atrapalham” essa absorção,  principalmente leite e derivados,  então melhor que sejam consumidos duas horas antes ou duas horas depois das refeições salgadas.

Apesar das melhores fontes de ferro serem de origem animal,  se você é vegetariano ou vegano, não se preocupe, uma dieta devidamente balanceada e individualizada pode oferecer a quantidade que seu organismo necessita.

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